Main /Babosa

Babosa

Sobre a planta

Existem várias espécies de babosa, dentre as quais a Aloe Vera. Há espécies de folhas mais finas e outras de folhas grossas.

Origem

Norte da África

(babosa fina/pequena)

(babosa grande)

Conseguindo mudas

A babosa é uma bromélia, e um dos jeitos que ela se reproduz é pela divisão de rizomas ou touceiras. O jeito mais fácil de tirar uma muda é pegar os brotos que nascem no pé de uma planta adulta.

Uso e aplicações

A babosa serve para mil e uma coisas relacionadas à pele. É um excelente remédio para queimaduras, para hidratar a pele, ajudar na cicatrização, para os cabelos e para fazer barba / depilação.

Para usar, colha uma folha não muito nova. Primeiro, com uma faca pequena, retire os espinhos para não se arranhar.

Depois, faça um corte ao longo da folha, separando a parte de cima da de baixo. É possível fazer dois cortes, conforme a grossura da folha (sendo que a porção do meio será composta apenas do gel). O interior da folha é composto por um gel esbranquiçado / transparente, que é o creme protegido pela folha verde.

A casca serve como um perfeito aplicador e o gel deve ser passado na região desejada. Para utilizar a totalidade do gel, quando o suco se esgotar, passe uma lâmina em várias direções no gel. Uma nova leva de gel será liberada. Faça isso até usar a totalidade do suco.

Ao terminar o uso, a casca pode ser devolvida à terra.

Relatos de usos

Em minha casa, temos 2 pés de babosa, um que ficou num lugar seco e ensolarado, e o outro numa parte úmida e com sombra. Enquanto o primeiro cresceu muito e colocou diversas folhas novas, as folhas do segundo ficaram escuras e começavam em pouco tempo a apodrecer, ocasião em que cortávamos a folha antes de perdê-la. Por fim, movemos o pé para um outro canteiro, seco e ensolarado e numa terra cheia de entulhos e pedras; a planta está viva e começando a colocar folhas novas, mas ainda não está grande (nesse momento transferência tem uns 4 meses e estamos no meio do verão).

Há relatos de que para o preparo de certas receitas tradicionais, a planta deve estar plantada no mesmo lugar há 3 anos ou mais; caso contrário, não surtiria efeito.